Notícia postada em, 09 de Outubro
Direito e Posse
 

Jo. 1:12  “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.”  

Muitos interpretam este versículo como um fato consumado, isto é, ao receberem Jesus através do crer nEle, tornaram-se filhos de Deus e o assunto está encerrado.

Porém, este versículo está a falar de um direito que é dado àquele que crê e recebe Jesus.

Vejamos a diferença entre ter direito e tomar posse desse direito.

I. DIREITO

Direito significa privilégio, oportunidade, poder, autoridade, possibilidade.

Em Julho/2012 fizemos (Prs Leopoldo e Loide) 41 anos de casados. Nossos filhos nos surpreenderam com uma prenda maravilhosa, ou seja, pagaram o preço para que tivéssemos direito a uma diária no Hotel Meliá Aldeia dos Capuchos com sistema de tudo incluído: sauna, jacuzzi, piscina interior e exterior, refeições completas, etc.

Recebemos a prenda com muita alegria, acompanhada do documento comprovativo.

No entanto, se cruzássemos os nossos braços e não fizéssemos nada com esse direito, o prazo de validade passaria e nós o perderíamos.

Da mesma forma Jesus pagou o preço para nos dar o direito de nos tornarmos filhos de Deus e irmos viver com Ele em um paradisíaco lugar não apenas por um dia, mas por toda a eternidade.

Recebemos essa incalculável prenda ao crermos no nome de Jesus, conforme o verso acima. Porém, se cruzarmos os braços e não fazermos nada pela posse desse direito corremos o risco de perde-lo.

Ter um direito é uma coisa. Tomar posse desse direito não só por palavras, mas na prática é outra coisa.

II. POSSE

Posse significa possessão, riqueza, propriedade, controlo, domínio.

Voltando à prenda dos nossos filhos. Para desfrutarmos dela tivemos de fazer o seguinte:

1. Certificar-nos do prazo de validade, o qual era o mês de Agosto. Se deixássemos para Setembro perderíamos o direito e a bênção que nos fora oferecida.

Você já pensou que cada um de nós tem prazo de validade? Se não tomarmos as providências necessárias e assumirmos as responsabilidades de um filho de Deus enquanto estamos nesta vida, nosso prazo de validade se encerrará ao morrermos, e nada mais poderá ser feito.

Is. 55:6 “ Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

2. Meu esposo e eu precisamos manter contato com o Hotel buscando esclarecimentos, informações detalhadas, marcando data, horário, enfim, nos familiarizando com aquela que seria a nossa casa por um dia. Passamos a olhar com espectativa para aquele maravilhoso lugar.

O filho de Deus tem de manter contato com a sua nova casa, o céu. Manter relacionamento de qualidade com o Senhor. Conversar com Deus constantemente, ler o documento (a Bíblia) diariamente, familiarizar-se com aquela que será a sua nova e paradisíaca morada para sempre. Buscar conhecimento e intimidade com Jesus.

Jr. 29:13  “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.”

3. Precisamos também preparar a nossa bagagem com apenas o essencial e irmos até lá.

Estamos indo para além desta vida. Para que o céu seja a nossa casa, temos de assumir a postura de filhos de Deus, e isto implica em selecionar rigorosamente a bagagem que colocamos dentro de nós. Caso contrário a posse de filhos de Deus poderá ser negada.

Sl. 24:3-5  “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá do Senhor a bênção…”. Lc. 21:19 “Na vossa perseverança ganhareis as vossas almas.”

"Nascer de novo e não viver o novo... de nada vale!" PCBaruk

Rm. 1:21 “Pois embora conhecessem a Deus, não lhe deram a glória que lhe pertencia, nem sequer lhe agradeceram. Pelo contrário, os seus pensamentos tornaram-se inúteis e os seus corações insensatos encheram-se de escuridão.”

Quem nasce de novo e vive uma vida nova experimenta Romanos 6:22 “Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

 

CONCLUSÃO

Desenvolvei  a vossa salvação com temor e tremor (Fl. 2:12). Temor e tremor quer dizer inquietação, respeito, cuidado, zelo, audácia, coragem, garra.

O que faz um atleta p/ desenvolver o seu potencial? Pratica e pratica muito!

O que faz um cristão para desenvolver a sua salvação? Há de praticar. Praticar muito!

  • Pratique amar - quem mais te despreza é quem mais precisa do teu amor.
  • Pratique perdoar, tratar bem as pessoas.
  • Pratique ser honesto, íntegro, correto, justo, disciplinado, educado, hospitaleiro, solidário, carinhoso com sua família.
  • Pratique ser otimista, não ofender, não reclamar, não murmurar, não criticar.
  • Pratique ser radical contra o pecado e viver em santidade.
  • Pratique ser pontual, prestativo, cuidadoso, limpo, dedicado, bem-humorado.
  • Pratique ser excelente no q/ faz.
  • Pratique sorrir sempre, pratique ser feliz,
  • PRATIQUE A SUA SALVAÇÃO!

Através do seu estilo de vida, tome posse e mantenha a garantia de que não somente tem direito a ser filho de Deus, mas é realmente um filho Seu e viverá com Ele eternamente. Amém!

Pra. Loide dos Santos Pereira