Notícia postada em, 29 de Maio
Dinheiro no sapato
 
TEXTO BÍBLICO: Gálatas 6: 7-10

"Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos…”

Pastora Loide Pereira
Um estudante universitário saiu um dia para dar um passeio com um professor, a quem os alunos consideravam grande amigo devido à sua bondade para com os que seguiam as suas instruções.

Enquanto caminhavam viram um par de sapatos velhos no caminho. Calcularam que pertenciam a um operário que trabalhava no campo ao lado e que estava prestes a terminar o seu dia de trabalho.

O aluno disse ao professor: Vamos fazer-lhe uma brincadeira? Escondemos-lhe os sapatos e nos colocamos atrás dos arbustos para ver a reacção dele quando não os encontrar.

Meu querido amigo, disse o professor – nunca devemos divertir-nos à custa dos pobres ou de qualquer pessoa.

Tu podes dar uma alegria a este homem. Coloca dinheiro em cada sapato dele, e depois escondemo-nos para ver a sua reacção quando os encontrar.

O aluno concordou. Fez isso e ambos se esconderam no meio dos arbustos. O trabalhador terminou a sua tarefa e caminhou até aos sapatos, para voltar para casa.

Ao deslizar o pé no sapato, sentiu algo dentro deste. Baixou-se para ver o que era e encontrou o dinheiro. Surpreendido perguntou a si mesmo o que havia acontecido.

Observou à sua volta para todos os lados, mas não viu nada nem ninguém. Guardou o dinheiro no bolso e foi calçar o outro sapato; sua surpresa foi ainda maior quando encontrou mais moedas.

Não contendo o sentimento de júbilo e gratidão, pôs-se de joelhos, levantou os olhos ao céu, e em voz alta fez um enorme agradecimento a Deus, falando de sua esposa doente e sem ajuda, e de seus filhos que tinham falta de pão e que agora, devido a uma mão desconhecida, tinham um milagroso auxílio, uma surpreendente provisão de Deus.

O estudante ficou profundamente emocionado e seus olhos ficaram cheios de lágrimas.
 
Agora, disse o professor, não está mais satisfeito com esta brincadeira?

O jovem respondeu: Você ensinou-me uma lição que jamais hei-de esquecer.

APLICAÇÃO:

Três lições tremendas nos são ensinadas aqui:

  1. Nunca enganar alguém nem que seja por uma simples brincadeira (Provérbios 26:18-19). Inclusive procuremos abençoar alguém em tudo, até numa simples brincadeira.
  2. Fazer sempre o bem, sem olhar a quem (Gálatas 6:9-10; Romanos 12:21).
  3. Fazer aos outros apenas o que desejamos que façam a nós (Lucas 6:31).
A propósito, a quantas pessoas você abençoou nesta semana, seja com um sorriso, um abraço, um elogio, uma palavra de encorajamento, algum dinheiro, etc.?

"Eis que recebi mandado de abençoar; pois Ele tem abençoado, e eu não o posso revogar" (Números 23:20).

Aprendamos na prática a por sempre “dinheiro no sapato” de alguém, por assim dizer!

Deus se agradará, nosso próximo se agradará, e nós teremos retorno sem medida (Lucas 6:38)! AMÉM!

Prª Loide Pereira, IPRP em Almada e Lisboa