Notícia postada em, 31 de Julho
Escondidos em Deus!
 
TEXTO BÍBLICO: Salmo 91: 1

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Omnipotente descansará."

Pastora Suely Lage
Estamos numa guerra. Todos aqui estamos envolvidos em uma grande guerra! Desde que aceitamos a Jesus nós declaramos "guerra" ao exército do inimigo. Estamos em guerra contra o diabo, contra o mundo e contra a nossa carne. É lógico que o inimigo não irá nos deixar ir livremente, ele também entra em guerra connosco e tenta obstruir o nosso caminho de tal forma que não consigamos ultrapassar tentando nos fazer recuar. O que ele não sabe, ou parece que não sabe, é que o NOSSO GENERAL É CRISTO! Ele nos revela o que devemos fazer para vencermos nesta guerra. Mas nenhum exército sai para a guerra sem antes ter uma estratégia para derrotar o seu inimigo e neste versículo do Salmo 91:1 nós encontramos uma estratégia divina para sermos MAIS DO QUE VENCEDORES!

E ele começa com...

1.  "AQUELE QUE HABITA …"
O que é habitar? Morar, residir, ocupar, permanecer. Você gosta da sua casa? Já pensaram no valor das nossas casas? Para aqueles que já se casaram e que deixaram a casa dos pais, sentiram com certeza a falta daquele lugar seguro, até que seu lar também o torne. Os imigrantes que hoje estão longe de casa, sentem muitas saudades e podem perceber o real valor de suas casas. Por que? Porque em casa dos nossos pais nos sentimos seguros, abrigados, protegidos!

Mas a Bíblia nos diz… "Aquele que habita …" não aquele que passa um tempo, ou um mês, ou mesmo um ano, mas HABITA, no sentido

2.  "ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO"
Um esconderijo é: um lugar secreto, um refúgio. Isaías 32:2 diz: "E será aquele varão como um esconderijo contra o vento e como um refúgio contra a tempestade e como ribeiros de águas em lugares secos e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta".

O soldado quando está na guerra não se expõe ao inimigo. Mas ele possui um refúgio para dali atacar o seu inimigo. Em tempos de guerra muitos são os esconderijos daqueles que querem sobreviver e continuar lutando. Vemos que alguns dos nossos "Homens de guerra" da Bíblia tiveram o seu esconderijo e dali atacaram os seus inimigos:

DAVID, antes de se tornar Rei teve que permanecer escondido, refugiado e por muito tempo esteve na CAVERNA DE ADULÃO (1 Samuel 22:1). Quando a pressão de seus inimigos vieram contra ele, diz a Bíblia que ele correu... fugiu da presença de seu inimigo e foi se esconder na caverna de Adulão. Ali ele pode criar as suas estratégias para conquistar todos aqueles territórios.
Foram em tempos de perseguição, lutas, provas, calúnias, medo, que David pode levantar o seu exército e fazer com que aqueles homens endividados se tornassem os seus valentes!
Escondido, longe dos olhos de seu inimigo, a sós com o seu Deus!

MOISÉS tinha uma responsabilidade de 600 mil homens, sem contar suas famílias (Êxodo 12: 37-38) e quando se acrescenta mulheres e crianças cheqa-se a alguns milhões de pessoas, um número elevadíssimo! Moisés separou 40 dias e 40 noites e foi para o Monte Senhor, esconder-se daquelas confusões que o povo fazia. Diante de Deus recebeu as tábuas da Lei, orientações que até hoje regem nações, os  10 mandamentos!

JESUS tinha o seu esconderijo. O Getsêmani! Quando os seus inimigos intentavam matá-lo, ele ia para o seu jardim secreto e ali permanecia. Até que o momento que Deus havia preparado para Ele chegasse.

Jesus em Mateus 6:6 nos manda ir para um lugar secreto: NOSSO QUARTO!

Todos estes esconderijos são do Altíssimo. Deus quer que nós estejamos escondidos Nele. Sozinhos não conseguiremos ir longe pois o inimigo irá nos "atacar" e nos vencer mas se ficarmos escondidos em Deus, Ele nos livrará de todos os nossos inimigos!

Temos que estar escondidos, porque? Parece que os que se escondem são os fracos, os medrosos. Mas nós estamos falando em esconder-nos em DEUS para podermos permanecer firmes!

Mas do que podemos nos livrar se estivermos escondidos em Deus?
•    Das línguas acusadoras, das intrigas dos homens (Salmo 31:20).
•    Laço do passarinheiro e da peste perniciosa. (vs. 3)
•    Terror nocturno, seta que voa de dia. (vs. 5)
•    Peste que anda na escuridão, praga que destrói ao meio dia. (vs. 6)
•    Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido! (vs.7)

O que acontecerá se "... fizeres do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação" (vs. 9):

3.  "À SOMBRA DO SENHOR OMNIPOTENTE"
O Salmo 17:8 diz: "… esconde-me à sombra das tuas asas, dos ímpios que me oprimem…”

À sombra encontramos protecção e abrigo.

4.  "DESCANSARÁ..." (repousará)
Jesus disse que iria para o Pai e nos prepararia um lugar, uma casa, uma cidade Em Apocalipse fala de novos céus e novas terras, fala-nos da Jerusalém Celestial, nossa futura cidade.

Precisamos estar escondidos em Deus, à sua sombra para que possamos um dia descascar de todas estas lutas e provações.

Descanso lembra-nos do céu, lembra-nos que Jesus um dia voltará, lembra-nos que muito em breve Ele virá nos buscar e começaremos uma nova vida em junto a Cristo nesta nova casa que Ele mesmo nos preparou.

PRECISAMOS ESTAR PREPARADOS!

CONCLUSÃO: Se estivermos escondidos no esconderijo do Altíssimo não iremos nos embaraçar com as CONTENDAS, INVEJAS, CONFUSÕES, DISPUTAS, mas iremos vencer com Cristo e sairmos vitoriosos como "Aqueles que fizeram de Deus a sua habitação".

A volta de Jesus é certa e não podemos estar despreocupados envolvidos somente nas coisas desta terra, mas devemos estar ESCONDIDOS EM DEUS!

II Timóteo  2:4 diz: "Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”.


Prª Suely Lage, IPRP em Castelo Branco