Notícia postada em, 02 de Julho
Viagem Missionária a Moçambique Junho 2011
 

Graça e paz amados amigos, irmãos e companheiros na Seara do Mestre Jesus!

Pela graça do Senhor, estive em mais uma viagem missionária a África neste mês de Junho, onde tivemos algumas atividades importantes, como um Seminário para Pastores da Igreja Presbiteriana Renovada de Moçambique, onde estiveram presentes 106 pastores, e mais alguns evangelistas, bem como tivemos 2 inaugurações: 1 do Centro Infantil Ebenézer na Beira e a outra do Templo Sede na cidade da Beira, ambos em Moçambique.

Desta feita estive apenas em Moçambique, a previsão era de ir também até ao Malawi, juntamente com o Pr Jorge Seni, mas tivemos um imprevisto que foi a falta de visto do Pr Jorge, para entrada no Malawi, que impossibilitou nossa ida lá.

Apesar de não termos ido ao Malawi, enviamos o Pr Usseni Ajapi (Presidente Nacional da IPRM), que esteve ministrando a cerca de 10 pastores e também em um culto na igreja de Lilongwe, e enviamos através dele uma ajuda a cada pastor, bem como suas despesas de viagem e alimentação.

Quanto ao Seminário, tivemos uma equipe tremenda de pastores que foram apoiar o trabalho missionário lá, que ministraram desde Quarta-feira dia 08, até ao Domingo dia 13, sendo eles o Pr Jorge Seni da Comunidade Vida Plena em Amsterdam, e os Pastores Welington Lima, Ramsés Azevedo e Edmilson Brandão, todos da IPR no Brasil.

No Seminário distribuimos 41 bíblias de Estudo que compramos para doar aos pastores, bem como mais de 300 bíblias normais tanto em Português como em alguns dialetos, para os pastores levarem para suas igrejas.

Pagamos as despesas de viagens de todos os pastores e a alimentação da maior parte dos dias, bem como pudemos dar uma ajuda a cada um dos pastores com a quantia de 50 U$$,

Quanto ao templo, ficou muito bonito e de boa qualidade com 330m2 a nave principal, mais uma casa pastoral, 1 cozinha e 2 banheiros. Já temos instalado tanto água encanada, como energia elétrica. Para além de usarmos o templo a nível nacional nos Seminários de capacitação aos pastores, o templo está servindo para o uso da igreja da Manga.

Foi um GRANDE MILAGRE. No final de Junho do ano passado, comprei o terreno, e tínhamos apenas cerca de 3 mil euros para o início da construção, e com apenas 1 ano, a igreja está construída, faltando apenas alguns acabamentos. O valor total da obra já ultrapassou os 40 mil euros, sendo que tudo já está pago. DEUS É FIEL!

Quanto ao Centro Infantil Ebenézer, já está em funcionamento, de momento com cerca de 70 crianças orfãs (e muito em breve com 100 crianças) sendo atendidas das 7:30 às 17:30hs de Segunda a Sexta, e aos Domingos atendendo mais de 300 crianças. Também ficou muito bonito e de boa qualidade.

Os desafios continuam... Dentre eles destaco dois:

- O maior deles neste momento, é o sustento dos funcionários que já estão trabalhando no Centro Infantil Ebenézer, bem como o sustento das crianças.

O orçamento quando estiver já as 100 crianças sendo atendidas, ronda a volta dos 2800 U$$. E para este valor, de momento só temos um casal que reside no Chipre que se comprometeram a uma ajuda mensal. O restante... DEUS PROVERÁ!!!

- Queremos continuar com o alvo de dar uma quantia mensal a maioria dos pastores quanto possível, no valor de 50 a 100 U$$, bem como de 6 em 6 meses dar um Seminário de capacitação aos pastores.

Muito obrigado a todos que tem nos apoiado nesta obra missionária em Moçambique e Malawi, seja em oração, contribuição ou de outras formas. Que o Senhor recompense a cada um de vós, e vos encha com sua graça, seu amor e sua unção, e que possamos continuar juntos compartilhando o evangelho da salvação em Cristo Jesus, aos quatro cantos da terra.

Pr Elias Marcelo Caetano
(Diretor para África da MME)
Orgão Oficial de Missões da Igreja Presbiteriana Renovada de Portugal

Biblias Doadas